Os switches ArubaOS, vem de fábrica com o protocolo STP desabilitado, assim como a maioria dos protocolos e serviços do equipamento. Nesse caso, sempre verifique o status do Spanning-Tree antes de colocar o equipamento em uma rede de produção e se necessário, habilite.
Switch# show spanning-tree Multiple Spanning Tree (MST) Information STP Enabled : No Switch# configure Switch(config)# spanning-tree Habilitando o STP Switch(config)# show spanning-tree Multiple Spanning Tree (MST) Information STP Enabled : Yes Force Version : MSTP-operation IST Mapped VLANs : 1-4094 Switch MAC Address : a01d48-37aaaa Switch Priority : 32768 Max Age : 20 Max Hops : 20 Forward Delay : 15
Diego, temos dificuldades pra habilitar e acessar os switchs Aruba por ssh e telnet. O 1920S temos q baixar a running, editar e upar pro switch. E no 1930 nao conseguimos nem com esse workaround, é isso mesmo?
Sentimos falta dos comware HP 1910, 1920… Recomenda algum comware em substituição a esses acima?
Um abraço
Olá Paulo, a Aruba tem focado os esforços nas linhas InstantOn, ArubaOS e ArubaOS-CX. Acredito que não surgirão novos lançamentos com os equipamentos baseados no Comware. Em substituição ao HP 1910/1920 eu sugeriria as linha InstantOn, os Switches ArubaOS 2530/2540 ou o ArubaOS-CX 6100.
Para gerenciamento através de CLI e GUI, foque nos switches ArubaOS ou ArubaOS-CX.
Para gerenciamento em cloud, a linha instantOn tem um bom custo beneficio, mas com algumas restrições de funcionalidades. Os switches ArubaOs e ArubaOs-CX com o gerenciamento em cloud através do Aruba Central possuem diversas funcionalidades que otimizam o gerenciamento dos equipamentos pelo time de operação. Vale a pena pesquisar cada caso pq o fabricante vem inovando e atualizando seus equipamentos com certa frequência.
Espero ter ajudado.
Por que está vindo desabilitado por padrão será? É no mínimo curioso 😀