Vídeo: QinQ (802.1ad)

A feature QinQ (802.1q sobre 802.1q – 802.1ad ), conhecido também como Stacked VLAN ou VLAN sobre VLAN, suporta a utilização de duas TAGs 802.1Q no mesmo frame para trafegar uma VLAN dentro de outra VLAN – sem alterar a TAG original.

Para o cliente é como se o provedor de serviços tivesse estendido o cabo entre os seus Switches. Já para a operadora não importa se o cliente está mandando um frame com TAG ou sem TAG, pois ele adicionará mais uma TAG ao cabeçalho e removerá na outra ponta apenas a ultima TAG inserida.

Obrigado!

2 thoughts on “Vídeo: QinQ (802.1ad)

  1. Hilton 12 de agosto de 2018 / 14:23

    Olá,

    Primeiramente gostaria de fazer um elogio ao blog: Grande parte do que sei hoje sobre COMWARE é devido a esse blog! Meus parabéns!

    Prosseguindo, tenho uma dúvida: Gostaria de saber se há alguma diferença entre entre QinQ e VXLAN? Pelo que entendi, os conceitos são bem parecidos (Mas não sei se iguais). Gostaria de uma explicação sobre isso.

    • Diego Dias 14 de agosto de 2018 / 19:19

      Hilton, basicamente o QinQ é uma funcionalidade L2 para transporte de tráfego tagueado de clientes, isolando a marcação de tag e o tráfego broadcast definido pelos clientes. É geralmente utilizado por provedores de serviço que fornecem links ponto-a-ponto, não limitado a isso.

      Já o VxLAN é uma funcionalidade que pode trabalhar em cima de uma infraestrutura L3 (emulando um ambiente L2) provendo 16 milhões de domínios de broadcast ao inves de 4k de VLANs. É geralmente utilizado em ambientes de datacenter e por provedores de serviço em conjunto com serviços de máquinas virtuais e etc, não limitado a isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *