O protocolo Spanning-tree encaminha mensagens a cada 2 segundos para manter a estabilidade da LAN, protegendo o ambiente de loops fisicos (bloqueando o loop lógico) e provendo alta disponibilidade em caso de falhas nos Switches da rede.
Para que isso ocorra, os Switches trocam mensagens chamadas de BPDU’s que são indispensaveis para o correto funcionamento de uma rede descrita com o cenario acima.
Existem cenarios que é preciso desativar o protocolo em uma interface especifica, com a utilização de outros protocolos/features de alta disponibilidade como o RRPP, Smart-Link, Monitor-Link, etc ou também quando o Switch necessita transportar a informação em forma de tunel (transparente), como no caso do QinQ.
Em ambientes compartilhados de clientes, não é desejavel que uma alteração na rede seja avisada para todos os Switches que não pertencem aquela rede e possuem o mesmo Switch em comum, como por exemplo Operadoras e Data Centers.
A principal questão nesse cenario de filtro de BPDUs é certificar que a rede não possui nenhum loop que possa ocasionar um desastre para o projeto do Engenheiro de rede.
Certificada essas questões os Switches HPN Serie-A possuem os seguintes comandos que podem auxiliar na solução:
Interface gigabitethernet 1/0/1
stp disable
! Desabilitando o STP somente na interface Giga1/0/1
Ou
stp ignored vlan 10 ! Desabilitando o STP na vlan 10
Obs: Seja bem cuidadoso com a necessidade de desabilitar o recebimento/encaminhamento de BPDUs em uma Interface ou VLAN, principalmente pela similaridade dos comandos para desativar o Spanning-Tree globalmente em um Switch e/ou em uma porta.
Até logo!
2 thoughts on “Switches HPN7500 – Configurando Filtros para BPDU’s (bpdu-filtering)”