O que é Openflow?

O termo “Openflow” tem sido cada vez mais abordado em sites de Tecnologia de Redes, Pesquisa, Trabalhos de Universidades e Datacenters. O Openflow é um padrão em desenvolvimento para a administração de Redes LAN e WAN com foco em equipamentos comerciais como Switches, Roteadores, Access Points, etc.

A idéia é bem simples, trazer o plano de Gerenciamento de todos dispositivos da rede para um único software que será responsável por criar VLANs, Roteamento, QoS e etc. (O protocolo não possui parentesco com o Netflow ou o Sflow).

A grande sacada do Openflow é permitir o trabalho com dispositivos de diversos fabricantes que suportem o padrão de forma que se possa incluir novas features e protocolos a partir do plano de Controle independente do hardware/software do Switch, manipulando o plano de dados e/ou encaminhamento desses dispositivos (chamado de flow-table); trazendo o conceito de Sistema Operacional de Rede, utilizado para realizar um gerenciamento centralizado, assim como faz uma Controladora wireless para os AP’s. Com isso termos como SDN (Software Defined Networking [Rede definida por Software em uma tradução livre]) ganham grande importância no assunto.

A tecnologia OpenFlow em um modelo de serviços de rede virtualizada

Imagem retirada do site da HP


Essas funcionalidades torna possível a criação de um sistema operacional de rede que abstrai as inúmeras particularidades dos equipamentos e a grande complexidade dos sistemas, assim como o Linux e o Windows fazem em computadores pessoais.

O OpenFlow nos permite controlar o fluxo de cada tráfego de rede – escolhendo as rotas que seus pacotes deverão seguir e o processamento que receberão. Desta forma, o torna-se possível experimentar novos protocolos, novos modelos de segurança, e/ou novos esquemas de endereçamento, novos protocolos de rede, sem afetar a rede em produção, podendo-se segmentar/fatiar a rede em produção para testes, simulações e segmentações.

Diversos fabricantes como Arista Networks, Big Switch Networks, Cisco, Embrane, IBM, Juniper, Nicira e NEC trabalham em projetos envolvendo o protocolo, inclusive alguns desses fabricantes já possuem Switches no mercado com suporte ao protocolo.

A HP possui uma página dedicada ao assunto em http://h17007.www1.hp.com/br/pt/solutions/technology/openflow/index.aspx com links para videos, projetos, produtos com suporte e em desenvolvimento para o OpenFlow, arquitetura e Blogs ( o conteúdo inicial do link está em portugês, mas a grande parte dos videos e documentos está em inglês).

Referências

http://www.openflow.org/

http://www.bigswitch.com/blogs-news/

http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2010_2/rodrigo/index.html

http://informationweek.itweb.com.br/5218/fluxo-aberto-pode-extrair-maior-potencial-da-virtualizacao/

http://www.cpqd.com.br/imprensa-e-eventos/fatos/234-fatos-169/4655-cpqd-e-universidade-de-stanford-colaboram-no-desenvolvimento-de-ecossistema-da-tecnologia-openflow.html

http://www.inf.ufes.br/~magnos/IF/if_files/Tutorial.pdf

http://www.rotadefault.com.br/2012/05/04/o-que-e-openflow/

One thought on “O que é Openflow?

  1. Paulo Maurício 16 de junho de 2012 / 23:16

    Muito bom post. Uma evolução sem dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *