Comware7: uRPF

A funcionalidade uRPF (Unicast Reverse Path Forwarding) protege a rede contra ataques do tipo spoofing. A técnica de spoofing é utilizada por atacantes que falsificam o endereço IP de origem do pacote para os mais diversos fins.

O uRPF pode impedir esses ataques de spoofing com o endereço de origem. Ele verifica se a interface que recebeu um pacote é a interface de saída na FIB, que corresponde ao endereço de origem do pacote. Caso contrário, a uRPF considera um ataque de falsificação e descarta o pacote.

Lembrando que por padrão, para o encaminhamento de pacotes, o roteador valida apenas o endereço de destino de um pacote IP.

Exemplo

Em um exemplo simples, é como se um roteador com uma interface com o endereço de LAN 192.168.1.0/24 receber um pacote com o endereço de origem 172.16.1.20. Esse endereço não faz parte da rede local.

Modos uRPF

O uRPF possui 2 modos distintos (strict e loose) que podem potencialmente ajudar a reduzir ataques com endereços IP falsificados.

[R2-GigabitEthernet1/0] ip urpf ?
  loose   Don't check interface
  strict  Check interface
  • Strict uRPF – Para passar a verificação estrita do uRPF, o endereço de origem de um pacote deve ser correspondente ao endereço de destino da interface de saída da FIB. Em alguns cenários (por exemplo, roteamento assimétrico), o Strict uRPF estrito pode descartar pacotes válidos. O Strict uRPF estrito é frequentemente implantado entre um PE e um CE.
[R2-GigabitEthernet1/0] ip urpf strict
  • Loose uRPF – Para passar a verificação Loose uRPF, o endereço de origem de um pacote deve corresponder o endereço de destino de uma entrada qualquer da FIB. O Loose uRPF pode evitar descartar pacotes válidos, mas pode deixar passar pacotes de um atacante. O Loose uRPF é frequentemente implementado entre ISPs, especialmente em roteamento assimétrico.
 [R2-GigabitEthernet1/0] ip urpf loose

Rota Default

Caso o endereço seja apenas conhecido via rota default, o uRPF continuará bloqueando os endereços. Para permitir os endereços a partir da rota default use o comando “allow-default-route” após a configuração do modo strict ou do loose:

[R2-GigabitEthernet1/0]ip urpf strict allow-default-route

É possível validar o descarte de pacotes através do debug ip urpf

<R2> debug ip urpf
*Jan  2 12:21:11:074 2019 R2 URPF/7/debug_info:
uRPF  URPF-Discard: Packet from 10.12.0.27 via GigabitEthernet2/0
*Jan  2 12:21:11:074 2019 R2 URPF/7/debug_info:
uRPF  URPF-Discard: Packet from 10.12.0.27 via GigabitEthernet2/0

Até logo!

Referências
http://www.rotadefault.com.br/2017/12/18/unicast-rpf-urpf/
HPE FlexNetwork MSR Router Series – Comware 7 Security Configuration Guide

2 thoughts on “Comware7: uRPF

  1. Paulo Tostes 19 de fevereiro de 2019 / 12:12

    Diego, acha que consegue postar umas dicas de como prevenir spoofing na lan em ambientes comware?
    Obrigado

    • Diego Dias 3 de março de 2019 / 2:04

      Olá Paulo, vou tentar montar um material.

      vlw pela sugestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *