Como funciona a Auto-negociação?

Publicado originalmente em 17 DE FEVEREIRO DE 2010

A auto-negociação é uma protocolo da Camada Física do modelo de referência OSI, que permite que dois equipamentos de rede (Switches, Roteadores e Servidores) negociem velocidade eduplex para escolha dinâmica do melhor cenário para a comunicação de dados.

O padrão é bastante útil no dimensionamento de redes para a compatibilidade entre as versões 10/100/1000Mb das interfaces.

Apesar da instabilidade inicial do padrão (devido à incompatibilidade dos fabricantes na adoção do modelo), as discussões da especificação da auto-negociação foram eliminados pela versão de 1998 do IEEE 802.3. Em 1999, o protocolo de negociação foi significativamente ampliado por IEEE 802.3ab, que especificava o protocolo de GigabitEthernet, tornando obrigatória a auto-negociação para 1000BASE-T.

A auto-negociação é utilizada por dispositivos com diferentesvelocidades de operação (como 10Mb e 1Gb) e diferentes modos de operação duplex (Half-duplex e Full-duplex).

A incompatibilidade de duplex (duplex mismatch) ocorre quando um dispositivo está em full-duplex e o outro está funcionando em half-duplex. Por causa desse cenário um grande número de colisões irá ocorrer no lado half-duplex. Uma segunda ressalva é que interfaces configuradas manualmente não funcionam adequadamente com interfaces configuradas como auto-negociação.

Problemas de duplex mismatch são comuns e difíceis de diagnosticar, pois a rede continua a funcionar; e em testes básicos de troubleshooting, reportam uma conexão ativa, mas a rede funciona com lentidão.

Melhores práticas
Certifique-se que ambos os lados do link estão configurados da mesma maneira”.(Gary A. Donahue , Network Warrior, O’Reilly, 2007, p22)

Configurando a Auto-negociação 

Em Switches 3Com a auto-negociação está habilitada por default:

speed { 10 100 1000 auto }
duplex { auto full half }

Exemplo de configuração de speed e duplex em auto:

[Switch-GigabitEthernet1/0/1]duplex auto
#
[Switch-GigabitEthernet1/0/1]speed auto

Referências:

Wikipedia – http://en.wikipedia.org/wiki/Autonegotiation
Ethermanage – http://www.ethermanage.com/ethernet/100quickref/ch13qr_3.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *